![](https://static.wixstatic.com/media/2362aa_868b224b1d5c4b55b5f4acbd87b958dc~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_631,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/2362aa_868b224b1d5c4b55b5f4acbd87b958dc~mv2.jpg)
Todas as luzes indicadoras de direção, lanternas e freios devem estar funcionando, por isso, a inspeção do conjunto de peças deve ser feita regularmente. A recomendação é revisar todas as lâmpadas a cada dois anos ou 20 mil quilômetros rodados. No entanto, elas podem queimar antes, devido, principalmente, à vibração causada pelo asfalto irregular. O acúmulo de sujeira também pode avariar as peças.
As lâmpadas externas do carro podem ser checadas em menos de 10 minutos, com exceção das luzes de ré e de freio, situação na qual é preciso ter duas pessoas para fazer a checagem.
Atenção: risco de multa! É importante estar com as condições de iluminação adequadas, respeitar os motoristas que trafegam pelo lado contrário da pista e verificar sempre que possível, se não há lâmpadas danificadas. Transitar com as lâmpadas do carro queimadas é considerada uma infração média, que resulta em quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16.
Dica: utilize sempre lâmpadas compatíveis com a capacidade determinada pela montadora do veículo e permitida por lei, do contrário pode haver sobrecarga elétrica e superaquecimento da fiação.
Você também pode fazer uma rápida vistoria para saber se está tudo em ordem. É bem simples! Ligue os faróis, faroletes e as lanternas traseiras. Em seguida, verifique se a intensidade da luz está uniforme e se alguma lâmpada não acendeu. Já as setas, ligue uma para um lado e confira se pisca. Logo, repita esse teste com a outra seta. Ao notar alguma falha ou lâmpada queimada, vá imediatamente a uma mecânica especializada realizar a substituição da peça.
Nós da AUTOSEG estamos à disposição, caso você precise realizar a troca de lâmpadas e vários outros serviços.