
Imagem Freepik
Assim que abrimos o capô, já damos de cara com um item de extrema importância, o motor. Não é à toa a comparação que muitas pessoas fazem com o coração humano, porque é ele que mantém o carro vivo e pronto para encarar qualquer tipo de trajeto.
Além das ligações externas, na parte interna do motor há várias peças, como pistões, bielas, válvulas, virabrequim, entre outras, que se movem em diferentes níveis de rotação. Juntas, elas formam todo o conjunto que tem como missão queimar o combustível e dar impulso para que o veículo saia do lugar.
Imagine você, a movimentação que ocorre dentro do motor quando pisamos no acelerador. Mesmo em baixa velocidade, lá dentro, o processo é intenso. E isso se multiplica à medida que o ponteiro do velocímetro vai subindo.
Conforme as peças vão se articulando, ocorrem muitos atritos que causam desgastes. Por isso, o óleo é indispensável. É que além de lubrificar toda a engrenagem, este fluido também atua para diminuir os choques que ocorrem entre os componentes que citamos.
Nunca deixe de fazer a troca
Todas as montadoras estabelecem recomendações específicas no manual do veículo sobre o momento ideal para substituir o óleo. Por exemplo, a fabricante pode orientar que a troca seja feita a cada 5.000 km ou um ano. Basta observar qual é a marca que o seu carro irá atingir primeiro, se será a quilometragem ou o tempo.
Jamais, em hipótese alguma, desrespeite essa orientação. Fingir que não é necessário ter atenção para fazer esse procedimento na hora certa, é pedir para ter um belo prejuízo. Acontece que durante o uso, o óleo vai perdendo seu poder de lubrificação, ficando mais viscoso (grosso, falando de forma simples), ácido e perde aditivos importantes, podendo ocasionar corrosões e acabar com as peças por onde ele passa.
As consequências
Não trocar o óleo pode gerar custos desnecessários e elevados, sabia? Sim, a má lubrificação resulta em:
- Desgaste precoce de peças;
- Aumento no consumo de combustível;
- Perda de potência do veículo;
- Superaquecimento;
- Fundição do motor.
Você quer mesmo arcar com os gastos ocasionados por esses problemas?
Imaginamos que não. Por isso, sempre que precisar trocar o óleo, passe na Autoseg, a sua autorizada Bosch em Uberaba, que atua com as melhores marcas do mercado, para deixar o seu veículo rodando bem e com segurança. E vale lembrar, aproveite para colocar um filtro novo também. Assim o motor estará livre de impurezas e funcionando perfeitamente bem.